sexta-feira, setembro 09, 2011

Vivendo e aprendendo

Coisas que a filhotinha tão precoce já aprendeu nesses 11 meses de vida:

- Impenetrabilidade, uma das propriedades gerais da matéria - ou seja, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço - se vê algo apetitoso já tira imediatamente a chupeta da boca.

- Lei de Avogadro - Um aumento do número de partículas implica o aumento do número de colisões - substitua-se partículas por amiguinhos na creche e imagine o resultado: bracinhos mordidos, cabelinhos puxados, tombos, empurrões e quedas.

- Na creche, também aprendeu acerca dos fundamentos da Terceira Lei de Newton, a Lei da Ação e Reação: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. Também já notou inconsistências nessa Lei, que deveriam ser levadas aos Congressos Internacionais, pois são capazes de alterar seu próprio status de lei: foram encontradas exceções!! Pasmem!! Nem sempre a intensidade da reação é a mesma da ação inicial!!

- A natureza é econômica em todas as suas ações (Malpertuis, 1744, suas ideias contribuíram para a posterior formulação do Princípio da Mínima Ação ou do Menor Esforço) - se o desejo é ir de um lugar para o outro e há alguém por perto, por que engatinhar? Basta reclamar com uma cara pidona que logo se consegue um transporte gratuito, no aconchego do colo, para qualquer lugar da casa. Aliás, isso contribuiu para o MEU aprendizado acerca da Primeira Lei de Newton, o Princípio da Inércia - Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele ou, por outro lado, um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele. No caso, EU tenho que fazer a força!!



- Quem não chora não mama – lei universal amplamente conhecida desde os primórdios da humanidade, prescinde de comentários adicionais