Dizia assim:
"Nas ciencias, nas artes, no esporte, na politica, na economia, na cidade, no mundo. Qualquer assunto fica mais interessante quando voce estah presente.
Parabens pelo papel que representa na sociedade e pelo espaço que merecidamente conquistou.
08 de março. Dia Internacional da Mulher. Uma homenagem do Correio Braziliense a todas e a cada uma de voces, mulheres."
Obs: no texto havia os acentos, no meu computador eh que estao falhando.
Imagens: 20 fotos de rostos de mulheres sorrindo e duas faces parciais - olhos e nariz.
Questoes:
1) Sobre as imagens: todas sao mulheres bonitas, rostos delgados, cabelos modelados, a maioria bem jovens, três delas mais velhas, talvez na faixa ainda dos 50.
- Cadê as velhas, bem velhas? Cadê as feias? Cadê as gordas? Cadê as despenteadas pela dura rotina da vida? Cadê as com sindrome de Down, as cegas, as com sobranchelhas por fazer? Nao merecem nossa homenagem?
- Das 22, duas sao negras, sendo uma preta e uma parda. Acreditam que coincidentemente estão nas duas unicas fotos pequenas da página? Todas as duas tem o cabelo bem curtinho. Nada de uma exuberante e bela cabeleira negra. Nossas negras nao são cerca de 50% das brasileiras? Nao mereciam metade das fotos? Nao mereciam mais espaço??
2) Sobre o texto. Tantas coisas em tao poucas palavras...
- Primeiramente eles citam alguns campos de atuação: 'ciencia, artes, esporte, política, economia'. E por fim, dois espaços: "na cidade, no mundo". Cinco campos de trabalho eminentemente masculinos em que há pouco, muito pouco tempo, as mulheres passaram a atuar, mas ainda em extrema desvantagem quanti e qualitativa, ou seja, muito longe de serem protagonistas. As que sao, sao realmente vencedoras, batalhadoras e exceções. Mas por que nao mencionaram os 'locus' em que as mulheres sempre atuaram e marcaram seu espaço: no lar, na educação, no cuidado??? Ah, porque eles não têm importância, não eh mesmo?? Não têm status. Ah, aliás eh por isso que eh tão difícil para as mulheres se empoderarem!
- Com relação ao espaços, mencionou-se a cidade. Ok, o mundo estah cada vez mais urbano, o Brasil eh 80% urbano, se não me engano. Mas E O CAMPO?? E as mulheres que seguram a enxada, que pelejam sob o sol, que garantem a subsistência de suas famílias, que vivem e morrem dia-a-dia por elas??? Como nao sao citadas? Soh porque nao leem o jornal? Soh porque nao leem??
- Parabéns pelo papel que representa na sociedade. Que papel??? Papel submisso, papel subalterno, papel coadjuvante???
- Parabéns 'pelo espaço que merecidamente conquistou'. Sim, estao certos, espaço conquistado. Porém, um espaço que, na teoria, deveria ter sido seu, desde o inicio um espaço compartido. Como ser humano, deveria ter tido o seu espaço reservado, preservado. No entanto, não foi assim. À mulher, por muito tempo, foi negado o seu. À mulher, em muitos locais, ainda eh negado o seu. A mulher ainda tem muito o que conquistar em termos de espaço. Ok, muito hah o que celebrar. Mas é preciso lembrar e ressaltar que muito mais ainda há por ser feito. Merecimento???? Sim, as mulheres MERECEM esse espaço. Foi delas tirado.
- Por fim, o texto é dirigido a 'voces, mulheres'. Ou seja, fica claro que o Correio eh masculino. Nao se trata apenas de uma cortesia, uma gentileza. Nao eh uma homenagem dos homens do Correio para todas as mulheres, incluindo AS do Correio. Eh uma homenagem "do Correio". E as tantas mulheres que participam do e fazem o Correio Braziliense?? Nao poderiam gentilmente ter sido incluídas tambem como autoras - ou receptoras - da homenagem? Bastava terem escrito: "uma homenagem do CB a todas e a cada uma das mulheres." Assim elas estariam incluidas nos dois lados da mensagem. Mas no detalhe ressaltou-se a verdade. A mulher ainda é o 'segundo sexo'.
- Portanto, Correio, muito bonitinha a homenagem. Longe de ser uma verdadeira homenagem.