terça-feira, fevereiro 16, 2010

Pensamentos carnavalescos

Nesses tempos em que a magia dos bailes já não me parece tão encantadora como costumava ser nos idos de meus catorze, quinze anos, agradeço estar numa cidade que fica tranquila, silenciosa e vazia nesses quatro dias festivos. Posso aproveitar para dedicar-me inteiramente ao ócio. Que delícia é fazer nada no carnaval!

Bem, para não dizer que não fiz nada, arrumei a cama (não todo dia, eu e maridão alternamos para não cansar ninguém); lavei as louças matinais (nssa tarefa nao encontrei nenhum voluntario que compartilhasse comigo a labuta); fiz croché (resolvi exercitar talentos manuais e fazer uma blusinha. Bem abertinha, para acabar logo e não abusar da minha paciência geminiana); assisti ao desfile de duas escolas de samba (antes de cair no sono) e, o melhor de tudo, assisti às olimpíadas de inverno em Vancouver.

Tornei-me a mais nova fã do esqui cross country. Pensando seriamente em tornar-me uma adepta assim que eu encontrar a primeira montanha gelada pela frente. Isso se o medo de altura e o pânico de quedas e contusões não me atrapalharem. Também preciso lidar com a aversão ao frio. Mas tudo isso são detalhes, o que importa é o desejo de deslizar e voar sobre o gelo. Neste estágio em que me encontro, apenas o pedido emocionado de um ente querido preocupado com minha integridade fisica abalaria minha convicção de matricular-me no próximo curso disponível aqui em Brasília.

Voltando ao carnaval, como ócio de mãe tem limite, cumprimos nosso dever de cultivar a cultura e a tradição e levamos a filhotinha e os priminhos a um baile infantil, promovido por um shopping aqui perto de casa. É um shopping aberto e a cobertura plástica amenizou mas não impediu a entrada do calor escaldante desses últimos dias. Filhotinha não quis nem vestir fantasia. "Mãe, tá muito calor para colocar uma roupa colada". Nem ousei discutir com alguém com tamanha convicção e sabedoria. Sempre adepta do conforto e do bem estar, em detrimento da estética e do sofrimento, admiro essa filha. E confesso sentir um imenso alívio ao supor que jamais serei surpreendida por vê-la protagonizando manchetes e e-mails como os que vi recentemente da moça que decidiu ter os lábios vaginais costurados e os mamilos arrancados e conservados em nitrogênio (pelo próprio marido cirurgião) para desfilar completamente nua numa escola de samba.

(Penso que nunca médicos e monstros andaram tão próximos).

Voltando às olimpíadas de inverno, hoje conheci o esporte mais ridiculo que já vi na vida. Era tão bobo que quando liguei a TV e vi uns moços passando uns rodinhos na pista de gelo, ao lado do que me pareciam uns ioiôs gigantes, imaginei que fosse o pessoal da organização secando e preparando a pista, corrigindo desníveis e fiquei aguardando para ver que modalidade logo teria início. Até descobrir, para meu espanto, que não estavam limpando. Aquilo era a competição mesmo. O mais surpreendente era a emoção da plateia com os movimentos das peças provocados pelos jogadores. O que são as diferenças culturais!

Recorri mais uma vez a Saint Google, para descobrir do que se tratava. Descobri que o tal de 'curling', parece ser bastante praticado e apreciado no Canadá, Estados Unidos e norte da Europa e é também conhecido como "xadrez no gelo", por suas possibilidades estratégicas. Ok, xadrez também é chato para quem assiste (e principalmente para quem não entende), mas pelo menos os jogadores ficam confortavelmente sentados e fazendo cara de inteligentes, e não correndo atrás de uma esfera de granito de 20kg, esfregando compulsivamente um rodinho minusculo no gelo tentando conduzi-la pela pista, sem encostá-la e, assim, atrapalhar o movimento do adversário. Que tédio!

Quem discorda totalmente de mim e ficou altamente entusiasmado pelo esporte, seguem alguns links, para busca de mais informações e um vídeo ilustrando a minha pobre descrição.

Links para páginas informativas:
Curling.com
http://www.curlingbasics.com/
curling is fun

Links para vídeos:
Curling 8 ender
Curling Rock Drag Effect (Pura emoção!!! E a torcida vibra alucinada!!!)

Chega de esportes. Voltarei aos meus minutos finais de descanso. Bom fim de carnaval!

Um comentário:

FMesquita disse...

Muito bom o texto. Mas o que me fez rir demais foi sobre o Curling. Adorei!
Parabens!!!