terça-feira, julho 27, 2010

Vida de consumidor



O mundo urbano não seria mesmo como o conhecemos hoje se não existissem os telefones celulares. Eles estão tão incorporados ao nosso cotidiano, que mal posso lembrar da vida anterior sem eles. A.C. para mim pode naturalmente também significar ‘antes do celular’, assim como “A.I.” é antes da Internet.

Se, por acaso, descubro que saí de casa sem o meu, sinto-me desnuda e já tensa imaginando que invariavelmente um pneu vai furar, a gasolina vai acabar ou passarei mal em algum lugar a ermo e não terei como me comunicar com ninguém. Talvez tenha que andar quilômetros no escuro, correndo o risco de ser assaltada ou violentada. Santa paranóia!

Recentemente, migramos para outra operadora. Aproveitamos um pacote promocional interessante e usufruímos do nosso direito à portabilidade. Muito legal isso! Mas como dizem, alegria de pobre dura pouco. 15 dias depois somos surpreendidos com nossos telefones bloqueados. O marido 100% conectado mal pode acreditar quando a atendente diz que isso foi feito porque havia pendência em nossa documentação.

Pergunta óbvia: por que não nos avisaram antes de cortar o telefone? Não há resposta óbvia. Indignação: como pode haver pendência, se entregamos tudo o que foi pedido no ato de efetivação da operação? Próxima questão: o que é que está pendente?
- Senhor, o senhor pode confirmar alguns dados, para que possamos estar conferindo?
- Sim, claro.
- Nome, CPF, endereço, idade.....
- Senhor, há divergência nos seus dados.
- Em quais dados?
- Não podemos informar, senhor.
????!!!
- Então, o que podemos fazer para resolver isso?
- O senhor pode estar comparecendo em uma de nossas lojas, entregando a cópia da documentação (que já foi entregue, repita-se!!), conforme está previsto na cláusula 9 do contrato (que não recebemos!!) e a TIM terá até 5 dias úteis para retomar o serviço.

É isso e ponto. Não adianta reclamar. Não adianta argumentar que é um absurdo. Não adianta apelar para o problema que é ficar sem celular quando se está no meio de um monte de contatos com clientes e fornecedores. Isso não é problema deles.

Você até pode abrir chamado na Anatel, solicitar o cancelamento da linha, mas nada fará seu telefone funcionar no prazo que você necessita, apesar de ter cumprido todas as exigências contratuais e a falha provavelmente ser devida a algum erro interno na operadora.

E viva a qualidade nos processos de trabalho e a excelência no atendimento ao cliente!!

Um comentário:

Ernani Moura disse...

Muito bom, peguei emprestado teu post. para colocar no meu blog.

www.cotidianourbano.tumblr.com

espero que não acha problemas,

abs.