terça-feira, outubro 11, 2011

Nota sobre quadro do programa Zorra Total da TV Globo

Tenho lido em vários meios e ouvido nos vários espaços que frequento comentários discordantes, geralmente cínicos, irônicos e maliciosos, sobre críticas feitas a propagandas e programas que exploram a imagem feminina, que a vulgarizam, que contribuem para a manutenção de estereótipos como o da mulher-objeto, da mulher-burra, da mulher-submissa, da mulher-feita-para-servir-ao-homem. Muitas vezes as críticas baseiam-se em argumentos falaciosos como o de que há coisas mais importantes com que se preocupar.

Fosse assim, imagino que enquanto houvesse fome no mundo ninguém deveria pensar em comprar roupas ou fazer viagens; que enquanto não se resolver o problema da educação no Brasil não poderíamos falar em desenvolver o esporte. Mas, felizmente, não é assim que as coisas funcionam. Ou não é assim que devem funcionar. Há gente suficiente para se cuidar de cada questão que mereça ser pensada, melhorada, corrigida... Basta se transformar em um querer, uma prioridade.

Quanto ao combate ao sexismo, ao racismo, a qualquer tipo de desigualdade, não deveria ser uma luta feminina, de negros, e sim um esforço compartilhado, pois uma sociedade justa é uma sociedade melhor para todos.


Segue abaixo nota disponível no site da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do governo federal, a fim de esclarecer o episódio em relação ao Zorra Total (que por sua exploração repugnante do corpo feminino, já faz tempo aboli de minha lista de programas, assim como Pânico na TV e outras que me soam ultrajantes)


Noticias divulgadas nesta quinta-feira, 6, por vários veículos nacionais de comunicação, informam sobre um hipotético pedido desta Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), dirigido à Rede Globo de Televisão, para que retire do ar um dos quadros de humor do programa Zorra Total.

A Secretaria esclarece que em nenhum momento dirigiu qualquer solicitação desta natureza para a emissora de televisão.

No dia 29 de setembro, a sub-secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, enviou uma nota de apoio à Secretaria de Assuntos das Mulheres do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, que protestavam contra o referido quadro do programa.

Em Carta Aberta à População de São Paulo, as trabalhadoras do Metrô afirmaram que o quadro, que apresenta as personagens chamadas Valéria e Janete, banaliza o assédio sexual, problema enfrentado com frequência por mulheres que utilizam o transporte público coletivo.

Na nota, a secretária afirma: “Parabenizamos a iniciativa e endossamos a necessidade de debater e ações como esta, que visam desconstruir discursos de uma cultura que, até mesmo camuflada de humor, perpetua a violência simbólica contra as mulheres”.

É prática da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, desde a sua implantação, se solidarizar com manifestações que contestem todas as formas de banalização da condição da mulher.

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres reafirma a importância deste debate, e de forma especial nos meios de comunicação de massa, pois eles são importantes instrumentos de formação da sociedade.

Brasília, 06 de outubro de 2011
Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres


Site: www.sepm.gov.br
Link para a matéria: http://www.sepm.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2011/10/nota-sobre-quadro-do-programa-zorra-total-da-tv-globo

Nenhum comentário: