Esta semana meu marido foi a uma mecânica de automóveis, pois o carro dele estava com um barulho que - descobriram - vinha do catalisador. Para quem não entende patavinas de mecânica de autos, como eu, tentarei explicar. Trata-se de uma autopeça cuja função é diminuir a liberação de dióxido de carbono e, desta forma, reduzir o potencial poluente do carro. A tal autopeça quando escangalha custa cerca de R$ 400,00 (quatrocentos reais!!) para ser substituída. Uma fortuna, considerando o valor do carro!
Para não precisar trocá-la, os mecânicos têm, então, uma alternativa de solução: “é só tirar as cerâmicas internas e substituir por um cano, que pára de fazer barulho!”, sugerem, felizes e radiantes. “Mas, desta forma, não vai aumentar a poluição causada pelo veículo?” “Ah, sim, é verdade. Por isso até que eu nem recomendo mais para os clientes que se faça isso.” Responde o mecânico repentinamente ecológico.
O fato é que, pelo visto, há muita gente por aí dando jeitinhos desse tipo e contribuindo para que o nosso planetinha já tão maltratado fique ainda pior. Tudo bem que, nós, não- proprietários de grandes indústrias, temos uma parcela de responsabilidade relativamente reduzida. É bem verdade também que, somadas as pequenas parcelas de cada um, temos uma soma gigantesca!.. Podemos, portanto, sim, escolher cuidar bem do nosso veículo, preferir carros menos poluentes (os de tração nas 4 rodas e a diesel podem muito bem ser evitados), optar por comprar materiais recicláveis, biodegradáveis, por educar os nossos filhos e as pessoas que nos estão próximas. Podemos, sim, contribuir para uma vida melhor para todos.
Um comentário:
Nos tivemos um problema semelhante e o mecanico nos sugeriu quebrarmos o catalizador que parava de "engasgar" o carro... Como vc disse, a parcela de culpa das montadoras eh bem grande.. Tem logica um catalizador custar 400 reais?
;)
Postar um comentário