quinta-feira, março 13, 2008

Festa de Família

A avó vai fazer 80 anos. Muitas famílias ficam em alvoroço. Com um ano de antecedência alugam salão, fazem economia para proporcionar a festa memorável. Essa não. Até houve uns comentários, vamos fazer, vamos fazer, mas nada saiu do discurso. Muitos filhos, muitos netos, mas cada um na correria de sua vida, caçando seus próprios leões.

Mas havia uma nora. Vinha de outra cultura familiar. Era acostumada ao encontro e ao festejo. Dada à porta aberta e à mesa posta. Acha que a ocasião merece regalia e decide tomar uma decisão. Olha salão, faz orçamento de buffet, aluguel de mesa, toalha e louça, contratação de garçom e o escambal. Procura o e-mail de todos, redige a mensagem, elabora uma a proposta de divisão, escolhe um título animador "Festa!!!!" (considera que as quatro exclamações conseguirão simbolizar adequadamente a alegria e o entusiasmo e contagiar os convidados), solicita que seja lida com carinho, envia aos destinatários e aguarda ansiosamente o retorno.

Surgem respostas de apreço de Goiânia a Nova York. Uma grande folia! Primos distantes comemoram a possibilidade do reencontro há tanto esperado. Espantosamente ninguém reclama do preço, motivo comum de discórdia e desavenças. Eis que no meio de tantas respostas de congratulação surge um e-mail com conteúdo diferente. Para alguns, seria daquele tipo que se lê e não acredita que foi escrito, se relê, para certificar-se da correta interpretação e depois conjectura se não fora enviado por engano, como parte de outro contexto. Mas o título é o mesmo. E tem o "RES:" anterior. É, deve ser isso mesmo!:

RES: Festa!!!!

"Li com carinho. Porém, gostaria de saber o motivo da iniciativa da convocação ter sido sua."

Se fosse num programa de perguntas e respostas, poderia ter recebido uma campainha "péin!! Resposta errada!". Ou ter ouvido "Pegue seu banquinho e saia de mansinho". Ou talvez ter sentido abrir um buraco abaixo da cadeira e ser despejado numa bacia cheia de água.

Mas essa história se passa em Tão, Tão Distante. Lá as coisas são diferentes, os ogros têm uma maneira particular de perceber o mundo. São muito preocupados com a origem das idéias e, portanto, essas perguntas e dúvidas são muito comuns, não causam espanto ou chateação a ninguém. Até abrilhantam o clima de festa!!!!

2 comentários:

Keiko disse...

Ah Ju, toda família tem um, aliás, se tem só um é sorte, normalmente são mais...

Mas feliz aniversário pra vovó, apesar "do você" em questão!

Beijinho,
Keiko

Flávia disse...

Amiga,

A sua fam�lia daria um livro de contos SENSACIONAL. J� sei at� quem foi a nora, s� estou matutando para descobrir o autor do e-mail de resposta...

Beijinhos saudosos,
Fl�via.