terça-feira, dezembro 16, 2008

Conjecturas sobre gente e mudança

Atualmente trabalho na área de Recursos Humanos. Participo de ações referentes à gestão de pessoas, educação corporativa e comunicação da estratégia. Tudo isso tem a ver com gente e com mudança. Gestão estratégica é processo de coordenar gente e esforços para que consigam implementar os objetivos da organização e alcançar as metas: mudança. Processos educativos são basicamente processos de transformação - pressupõem mudança de crenças, atitudes, conhecimentos.

Bem, se trabalho com isso, baseio-me na premissa de que pessoas e organizações são capazes de evoluir, de transformarem-se, (re)construírem-se, (re)fazerem-se. E de construírem coisas incríveis!! Se não acreditasse verdadeiramente nisso mudaria de área.



Hoje estava em uma reunião em que comentávamos alguns problemas setoriais que aconteciam simplesmente por dificuldade de comunicação interpessoal entre os membros da equipe. E que esses problemas talvez pudessem ser solucionados, ou amenizados, se as pessoas se prontificassem a participar do programa de desenvolvimento de habilidades de relacionamento que a organização oferece e tem tido bons resultados.

Não é que escuto de um dos gerentes presentes a pérola "gente, vocês realmente acreditam que as pessoas podem mudar??!! As pessoas mudam até os 6 anos de idade. Depois já era! Depois vão envelhecendo e aí é isso mesmo que está aí."

Até agora estou chocada! Como assim as pessoas mudam até os 6 anos? Tudo bem que tem gente que para de evoluir emocionalmente aos 6 anos. Alguns até antes, aos 2 ou 3, enquanto ainda acredita ser o centro do mundo. Mas daí a considerar isso como regra!!... Daí a viver baseado no princípio de que somos fadados a ser o que nos pôde ser feito até os 6 anos?! Assim fosse, deveriam fechar as escolas, universidades, igrejas, prisões, instituir a pena de morte... nada diferente disso faria sentido...

Ora, ser realista é uma coisa, pessimismo fatalista é outra completamente diferente. E não sei se é a exaustão de fim-de-ano, mas confesso que estou cansada dessa gente que acha que nada é possível, que reclama de tudo, que enxerga nuvem e obstáculo em tudo o que vê. Se eu fosse o Cel. Nascimento diria em alto e bom som: "pede para sair!!!".

O que essa gente está fazendo por aqui??

...
Imagem retirada daqui

Nenhum comentário: