sábado, novembro 14, 2009

Sábado de sol e de luto

Tempo, tempo, tempo mano velho
Vai, vai, vai, vai, vai
Fique comigo, seja legal!
Eu conto contigo pela madrugada
Só me derrube no final
*

Tempo, tempo, tempo, mano velho,
Por que derruba tantos antes do final?...
Restavam tantas madrugadas!!!

Ainda ecoa no ouvido a frase fatídica: "Morreu!!"

Como?? O nosso amigo?? Nosso irmão?? Estávamos juntos ontem! Rimos juntos ontem! Falamos do natal, fizemos planos...

Por quê??

Mas não há respostas.
Nem consolo.
Era hora... Vá entender os desígnios do mistério...

Partiu num sábado estupendo, depois de uma semana de chuva e de frio. Céu azul, sol radiante. Não podia ser diferente. Estava sempre sorrindo, fazendo amigos, espalhando riso e alegria. Tinha uma graça autêntica. E agora tinha ido fazer festa no céu.

Nos olhávamos brancos, incrédulos. Ainda nos olhamos assim, pasmos. Esperamos ouvir seu riso a qualquer hora. Esperamos encontrá-lo na próxima sexta. Sabemos que está aqui, que agora está onde quiser, mesmo assim sentimos sua falta. Sua risada barulhenta é ouvida em nossa memória, mas agora faz doer o coração. Sofremos juntos com sua mulher amada e amiga que sente e sentirá dor ainda mais profunda, sabemos. E não podemos fazer nada... Não podemos fazer nada para ajudar nossa amiga. Como somos pequenos e impotentes diante da morte, diante da veemência crua e incontestável da nossa finitude! Como ajudar?? O máximo possível é tão pouco, tão pequeno!

Nada pode preencher o vazio. Só o tempo... Não preeche o vazio, mas ensina como conviver com ele.

De novo você, né?
Tempo, tempo, mano velho...

Falta um tanto ainda eu sei
Para você correr macio...
*

Amigo querido, onde quer que você esteja, saiba que morará para sempre em nossos corações. Uma amiga comentou "tem gente que tem a vida longa, outros têm a vida larga". Achei que tinha tudo a ver com você. Você viveu muito, aproveitou muito, curtiu muito. Somos felizes por termos tido você conosco parte de nossas vidas e termos curtido um bocado juntos...

Vai, vai, vai...
Um dia nos encontramos por aí...

Escuta essa (Gláucia Nasser, com piano de Christiano Caldas).

* Sobre o tempo, John (Pato Fu).

2 comentários:

Érika disse...

Ju,
Como vc disse, ele foi fazer festa na céu, e o dia ,claro e de sol, combinava com ele, com sua risada e sua presença... Agora chove nos nossos corações mas a gente vai conseguindo ver através da tempestade o amor dele a nos apoiar. Obrigada por tudo e tanto que vcs fizeram, vcs foram mais que amigos, foram irmãos e companheiros, apoio e proteção. Anjos para mim, Matheus e Elcio. Nós os amamos muito!

Flavinha disse...

Ju, eu sinto muito e também posso fazer tão pouco... Apenas dizer que lamento, que me solidarizo com sua tristeza... Queria pelo menos oferecer meu ombro, mas estou longe... Oferece um consolo virtual, uma vez que assim é nossa amizade... Mas o valor é verdadeiro, é real... Que o tempo ensine você e os seus a conviver com esta ausência que pelo que percebi no post realmente significa um grande vazio! Mais, o que posso fazer, é rezar por vocês, com carinho.

Beijocas.