segunda-feira, novembro 09, 2009

Crianças sabidas

A filhotinha de 8 anos precisava fazer uma pesquisa para a escola. Em minha época recorreríamos a Delta Junior, Barsa ou Mirador, mas hoje existe o Saint Google. Como não permito que navegue na Net sozinha, fui junto com ela, digitei o tema da pesquisa e logo apareceu aquela listagem de milhares de endereços.

Já ia clicar no primeiro da lista, quando ela me adverte:
- Não, mãe, esse não!
E eu, ainda me recuperando do susto, pensando qual era o problema, pergunto curiosa:
- Por que não??
Ela suspira, como se tomasse ar e uma dose de paciencia, e me explica:
- Mãe, voce nao está vendo que ao lado de alguns endereços tem esse tracinho verde? (obviamente que eu nunca tinha reparado nisso) Isso significa que o site é seguro. Esses dois primeiros aí não tem o tracinho verde, tem um ponto de interrogação, que significa que o site não foi testado e a gente não sabe se e seguro!

Santas crianças tecnológicas, como sabem dessas coisas??

Essa é do sobrinho de 6 anos que foi com a mãe visitar um amigo que tinha 3 filhos. Após a visita, ele comenta:
- Mãe adorei conhecer esses novos amigos, especialmente o Vitor Hugo!
- É filho? Que bom, então depois a gente combina de ir lá mais vezes!
Ele emenda, como se abrisse um parenteses:
- Mãe, voce sabia que Victor Hugo foi um escritor muito famoso?
- É filho?! Responde, surpresa com a associação. Mas ele continua:
- É! Foi ele que escreveu 'Os Miseráveis' e o 'Corcunda de Notredame'.
Houve um breve silencio na sala. Mãe e avós pensavam onde esse menino aprendia essas coisas. O avo nao suporta o suspense:
- Onde foi que voce aprendeu isso? E ele, responde com muita naturalidade:
- No Mundo da Leitura, ora!

O Mundo da Leitura é um programa da TV Futura. Viva a TV educativa! Parabéns a TV Futura. A TV tem suas coisas boas, é só sabermos utilizá-la a nosso favor.

Nenhum comentário: