segunda-feira, janeiro 04, 2010

Tentando



A proximidade da morte, o contato com nossa finitude nos coloca para pensar na vida. Estou vivendo da maneira certa? Minhas escolhas correspondem a meus valores? Se eu morrer hoje, morro feliz? Estou deixando algo para trás? Tenho pendências para resolver? O que me impede de dar cabo delas? Quais são meus medos? E meus objetivos? Tenho sonhos? O que preciso para realizá-los? Sou inteira? Conheço minhas verdades? Sinto alegria pulsando no meu corpo? Meus olhos brilham?

As perguntas são muitas e conhecidas, beiram o ordinário. As respostas nem tanto. Duas máximas repetem-se em mim, para mim, como um mantra: 'conhece-te a ti mesma', 'torna-te quem tu és'.

Darei conta disso nessa vida que ainda tenho para viver? Não importa, tentarei. Continuarei tentando.


Imagem: Camponesa Sentada, Georges Seurat, 1883.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/416_Guggenheim/page6.shtml

Nenhum comentário: