segunda-feira, maio 10, 2010

Escolhendo o nome

Passada a fase inicial da gravidez, os receios de um aborto espontâneo, os enjoos, a confirmação de um bebê com todos os órgãos saudáveis, começamos a dedicar o pensamento a coisas mais amenas e divertidas, como a escolha do nome.

Embora todas tenhamos em nossa infância a certeza de quantos filhos teremos, os respectivos gêneros, a diferença de idade entre cada um e como se chamarão, após crescermos, iniciarmos nossa vida profissional e encontrarmos um pai para nossos filhos, a coisa muda um pouco de figura e precisamos negociar várias coisas, inclusive a graça do rebento. Quando não se trata do primeiro, então, os parceiros de negociação aumentam e o processo é bem mais lento e complexo do que parecia até então.

Além de tentar encontrar um nome que atenda a todos os requisitos e gostos de todos os envolvidos na história, que tenha um significado aprazível, que soe bem com os sobrenomes, que combine com o(s) nome(s) do(s) irmão(s), que seja diferente pelo menos dos primos mais próximos, podemos considerar ainda outras variáveis para impactar em nossa escolha, como o recém descoberto 'status social e financeiro' do nome.

Dia desses uma colega de trabalho contava o diálogo que teve com sua empregada:

Empregada: Engraçado, né, a senhora é rica e colocou nome de pobre nos seus filhos (Pedro e Miguel) e eu, que sou pobre, tenho dois filhos com nome de rico.

Patroa (encantada com a sutileza e a lógica da moça): É mesmo?! E quais os nomes deles?

Empregada (serena e convicta de sua análise sociológica da matéria, após um breve suspiro e uma pausa dramática): Denis Douglas e Jeferson Walace. (Ou seria Dennis Douglas e Jefferson Wallace?)

(...)

Isso me fez repensar minhas possibilidades. Nada de Clara, Anita ou Paula. Resolvi acrescentar à minha lista nomes mais 'chiques'. Talvez Stefanie Louise, Suelen Katie ou Marylin Katheleen.

Ou seria melhor Marylin Louise, Suelen Kathellen ou Stefanie Katie? Ou ainda Stefanie Suelen, Katie Marylin ou Louise Katheleen?

Oh dúvida, oh céus!!

4 comentários:

Érika disse...

Ju, vc tá pensando pequeno:
Marylin Suelen Louisie Stefanie e sobrenomes... Nome de princesa é isso. Depois é so acrescentar alguns no da folhotinha mais velha, para igualar.

carina paccola disse...

Oi, Juliana, gostei do seu texto. Quando eu era adolescente eu tinha escolhido os nomes para os meus seis fihos, que seriam obviamente três meninos e três meninas, intercalados. O mais velho iria se chamar João Francisco que é o nome mais lindo de homem que eu conheço. Quando eu estava grávida do Nìcolas, eu disse ao meu então marido: ai, o nome mais lindo que eu acho é João Francisco. Ele disse: Então quer colocar João Francisco? Eu disse - Não. E encontramos Nícolas num livrinho de nomes. E toda vez que eu encontro um João Francisico, eu digo: Ai, este é o nome mais lindo de homem!
Boa sorte na escolha! E boa gravidez!
beijos

Flavinha disse...

Ju, que alegria!

Como estou atrasada!!!! Já teve até susto e só hoje eu descobri essa novidade!

Saiba que estou muito feliz por você e que ficarei o tempo todo na torcida!

Pelo visto você no caminho certo da escolha de nomes! Agora é so caprichar nos sobrenomes: no mínimo 4, hein?

Parabéns!!!

Beijinhos

Cinthia Kriemler disse...

Só uma coisa a declarar:

Depois que li a sua lista final de nomes, comcei a ficar com pena da lindinha de ter uma mãe tão maluqinha! kkkkk
Beijos para as duas