terça-feira, agosto 29, 2006

Flor menina

Domingo li uma notícia no jornal acerca de uma criança de 4 anos que fora estuprada pelo padastro. A história era mais ou menos assim - uma mãe acorda no meio da noite para ir ao banheiro e escuta a filha chamando, reclamando de dor de barriga. Quando puxa o lençol que cobria a menina, deitada no sofá da sala, vê uma enorme mancha de sangue. Após dar um banho na garotinha (!) e ouvir dela a história, procura (e acha) nas roupas do amado vestígios do abuso. Mesmo assim, tenta acordá-lo para ajudar a levar a menina no hospital. A criatura dormia um sono tão profundo que não acordou. A mãe, então, recorre a vizinha.

A menina, que apresentava forte sangramento vaginal e anal, teve seu canal vaginal rompido e precisou passar por uma cirurgia. A mãe, que supostamente deveria zelar por sua segurança e integridade (bem como das outras três crianças que vivem na casa) e colaborar para a promoção da justiça, tentou acobertar o companheiro-agressor durante o contato com a polícia, após denúncia médica. Disse no início que a criança havia se machucado, depois culpou um primo, chegou a pedir a amiga para não contar quem era o autor do crime. Como a vizinha recusou-se, a mãe acabou confessando. Os policiais encontraram o meliante dormindo tranquilamente na cama do casal e prenderam-no.

Causas, razões, desculpas para o comportamento desse elemento não tenho o menor interesse em saber. O que me intriga é o que faz uma mãe, numa situação dessas, querer ocultar o criminoso. E, ainda, o porquê de este não ser um comportamento totalmente atípico. Será que essa mulher pretende acreditar que foi a filha que provocou o pobre do rapaz (já ouvi isso), ou que ela mesma seria a culpada, pois talvez não satisfizesse as necessidades do marido? E qual sua intenção ao retornar para a casa? Fingir que não aconteceu nada? E as outras crianças?

Dentre todas as hediondas formas de violência (a violência é em si hedionda), as cometidas contra crianças são as que mais me sensibilizam, mais me aterrorizam, mais me revoltam.
Espero, sinceramente, viver uma época em que histórias assim sejam extremamente raras, quem sabe até nem existirão. Porque haverá meios de se prevenir, porque as pessoas serão mais conscientes, menos tolerantes. Porque as mulheres ocuparão um outro espaço social, porque as crianças serão prioritária e especialmente respeitadas.

Aqui vão uns versinhos para essa vítima da crueldade.

Menina pequena
Botão de flor
Que o mal do mundo
Que invadiu tua casa
Penetrou tua vida
Violentou teu corpo
Impregnou-lhe de dor
E encheu-me de pena

Afaste-se do teu olhar
Da tua morada
Do teu jardim
Suma da tua lembrança
Permita-lhe ser criança
Como um curumim
Andar despreocupada
Correr, brincar, sonhar...

Nenhum comentário: