sábado, maio 23, 2009

Contra a PM Superior (???)

Quem passa diariamente pela Esplanada dos Ministérios aqui em Brasília acostuma-se a ver toda a sorte de manifestações e protestos. As passeatas, bandeiras e faixas, de tão usuais, quase confundem-se com a paisagem de Lúcio Costa e Niemeyer. Mas dia desses, eis que me surpreendo! Estacionado à frente da Praça dos Três Poderes, um ônibus. E nele, uma faixa em letras garrafais e vermelhas:

CONTRA A PM SUPERIOR

O que não faltam todos os dias nos noticiários são notícias bárbaras sobre o medíocre desempenho da PM nos diversos locais da federação, seus baixos salários e péssimas condições de trabalho e o envolvimento de policiais com corrupção e todo tipo de outros crimes.

Aqui em Brasília, a PM parece gozar de uma imagem um pouco melhor. De maneira geral, acho que temos uma sensação de confiança em nossas polícias. Pelo menos, achamos que eles vão nos proteger...

Querendo melhorar o padrão policial ainda mais, parece que a cúpula da PM decidiu exigir nível superior no concurso para a corporação. Achei uma idéia fantástica! A Polícia Civil aqui vem se desenvolvendo não é à toa. Há tempos vem investindo em profissionais bem capacitados e pagando salários razoáveis. Achei que seria inteligente a PM seguir o mesmo caminho.

Mas parece que nem todos estavam pensando assim. E fiquei extremamente curiosa em saber: quem seria A FAVOR DA PM INFERIOR??

Aliás, fiquei achando que poderiam ter substituído a faixa por essa. Seria mais autêntico e quem sabe não haveria uma chance de perceberem a insanidade que estavam falando??

Mais tarde, ouvi no rádio. O movimento pela PM inferior era de uma associação de estudantes secundaristas. Ou seja, estudantes de nível médio que supostamente desejassem participar do certame e estariam impedidos. Alegavam que a má situação das PMs não se devia à baixa formação, mas ao baixo nível dos cursos de formação que a PM oferecia e aos baixos salários.

Agora me diga: como a PM poderá oferecer cursos de alto nível a profissionais que apenas terminaram o ensino médio? Como poderá brigar por altos salários para profissionais que não possuem, ao menos, uma graduação? Como justificar isonomia com carreiras realmente de 'nível superior'???

Fiquei tão decepcionada de saber que o movimento vinha de ESTUDANTES??? Por que eles não estavam lutando pela melhoria das condições do ensino nas escolas públicas ou por mais vagas nas universidades públicas ou por melhores condições de financiamento nas instituições privadas??? Para que, assim, pudessem almejar (e isso não seria apenas um sonho, mas uma possibilidade factível) seguir uma carreira de estudos e ter chance de concorrerem em igual nível a qualquer cargo que desejarem e poderem ter uma carreira e um futuro realmente SUPERIOR???

É um exemplo de um imediatismo burro e de como nossos estudantes precisam de boa educação para que possam pensar de maneira crítica e inteligente.

Um comentário:

Flavinha disse...

Ju, é realmente triste perceber o caminho que as coisa vão tomando...

Beijocas