segunda-feira, agosto 03, 2009

Pausa para balanço

Estive fora por um tempo e é capaz que ainda fique mais um pouco. O motivo? Pausa para balanço. Viagem ao centro de mim. Como é que se chame isso...

Pois é, Flavinha, percebi que precisava dar um tempo em várias coisas para me encontrar. Não sei se isso é bom ou ruim. Bem, é bom, mas não é um encontro trivial. Tantas coisas que não estava (estou?) com ânimo de ver! Mas como postergar mais o olhar e seguir andando cheia de pendências e penduricalhos mal resolvidos e achar que não vou tropeçar? Como escolher o caminho se não defini o destino? Como escrever sem estar inteira comigo? Somente ficando no campo das superficialides e não era bem esse meu propósito inicial. Queria falar do que me toca, do que me incomoda, do que desejo do fundo do meu coraçao. Como falar do que não sei? Sempre quis viver tudo de forma intensa e verdadeira. Conhecer o céu e o fundo do poço. Mas o fato é que no momento desconheço tantas coisas! Inclusive meus principais desejos. Preciso achar o que me move, lo que me da ganas de vivir... Já comecei e tem sido bom estabelecer definições importantes!
Tenho escrito muito para mim. São conversas bem reservadas, na tentativa de organizar o pensamento, separar o joio do trigo, o que é razão e o que é insanidade, invenção ou nóia. Servem para ver como evoluem (e como vão e voltam) meus sentimentos e pensamentos. Também tenho lido bastante e visto alguns filmes muito legais. (O melhor deles foi "Há tanto tempo que te amo", um filme francês que ainda está em cartaz por aqui e mostra um drama familiar e interior maravilhoso, de forma simples, leve, verdadeira e profunda, sem nenhum exagero. Vale muito a pena ver, para quem gosta do gênero). A literatura e o cinema nos permitem entrar em contato com questões nossas por meio das histórias e dilemas de outros, o que facilita nossos processos de autoconhecimento. Nos mostra também como todos temos sentimentos tão parecidos e diferentes formas de agir e de lidar com eles.
É possível que, por enquanto, vez ou outra passe por aqui. Até como exercício, mesmo quando estiver difícil...

Um comentário:

Érika disse...

Ju,
Senti a falta de suas palavras... Como vc mesma disse, "A literatura e o cinema nos permitem entrar em contato com questões nossas por meio das histórias e dilemas de outros, o que facilita nossos processos de autoconhecimento"... Portanto, quando vc descobrir o que dá gana de viver, me conta o caminho...Bjs