terça-feira, maio 01, 2007

Estratégias de argumentação infantil

Eu sempre me admiro como as crianças estão se tornando cada vez mais hábeis nas diversas dimensões do discurso, do diálogo, da oratória. No que se refere à argumentação e à retórica elas se superam diaramente.
Cena doméstica. Segunda, véspera de feriado. Mãe já arrumada, pronta para sair. Pai, no banheiro, terminando do banho. Filha de 6 anos já tinha passado pela primeira fase de contestações junto à mãe, com direito à chantagem emocional e tudo:
- Poxa, por que vocês vão sair? Quando vocês saem eu fico triste.
- Ah, é? Então quando você quiser ir dormir na casa da sua prima, eu vou pedir para você ficar, porque eu também fico triste quando você sai!
- Ah não! Não é justo!
Passa-se, então, para a segunda fase, junto ao pai. A abordagem agora é menos emocional e mais lógica-racional:
- Aonde vocês vão?
- Ao cinema.
- Por que vocês vão ao cinema? Daqui a pouco o filme sai no DVD e vocês podem ver em casa!
- ?...

Nenhum comentário: