sexta-feira, janeiro 09, 2009

Sobe o número de denúncias de violência contra crianças e jovens

Ouvi uma notícia pela metade hoje na CBN, fui tentar encontrá-la e acabei encontrando várias outras incrivelmente parecidas. Uma delas, descrita a seguir, estava veiculada na página da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - PFDC, ligada à Procuradoria-Geral da República, no início do ano passado.

Pelo tom que foi dado, fiquei meio sem entender se era para comemorar ou para chorar.

Denúncias de violência contra crianças e jovens sobem 80%
Folha de S. Paulo 29 de fevereiro de 2008

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes feitas pelo Disque 100 cresceu 80% em 2007 em relação a 2006.

A maioria delas é de situações de violência física e psicológica, seguidas por negligência, abuso sexual, exploração sexual comercial, pornografia e tráfico de pessoas. As mulheres continuam sendo as principais vítimas.

O aumento das queixas se deve à maior confiança que a sociedade tem no disque denúncia e à uma mudança cultural sobre a situação de violência sofrida pelos jovens, segundo Carmen Oliveira, subsecretária de promoção dos direitos da criança e do adolescente da SEDH (Secretaria dos Direitos Humanos), ligada à Presidência da República.

A média diária nacional passou de 38 denúncias em 2006 para 68 no ano passado. No mês passado, foram, em média, 95 denúncias por dia. O maior número veio de São Paulo (3.081), seguido de Bahia (2.547), Minas (2.292) e Rio (2.001). O Disque 100 funciona das 8h às 22h, inclusive em fim de semana e feriado. A ligação é gratuita.



OK. Só faltou informar o que efetivamente foi feito após as denúncias. Como estão sendo tratados os casos. Cada caso. Como essas crianças estão sendo protegidas de seus agressores. Como está se fazendo cumprir os direitos estabelecidos no ECA.

Um ano passou. A situação mudou? O índice de violência baixou ou simplesmente os números de denúncias continuam a subir porque as pessoas estão confiando mais no Disque-Denúncia? Quais estão sendo as medidas efetivas para se buscar uma mobilização nacional pelo fim da violência contra a criança, o adolescente e a mulher, que acontece sobretudo dentro das próprias casas? Vejo muito debate, muito encontro, muito fórum e muito pouca prisão, muito pouco apoio do Governo em termos de ações concretas de prevenção, de educação e de penalização dos culpados.

Um comentário:

Luiza Helena disse...

Oi, que saudade!
Vim te visitar e convidar pra responder um Meme que deixei pra você na minha página.
Tenho ficado muito orgulhosa, a cada dia seus escritos estão mais interessantes. você escreve muito bem!
Beijos