sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Coisas que eu gosto

Gosto do prazer das pequenas coisas. De olhares, sorrisos, abraço apertado, beijo na boca, borboletas coloridas, cafuné, bilhetes inesperados.
Gosto de parar no meio da tarde e tomar uma coca-cola muitíssimo gelada no gargalo ou um café espresso de qualidade, saboreando o prazer sublime de cada pequeno gole.
Gosto de olhar para o céu azul e sorrir para ele, agradecendo por ele estar lá, todo grandão só para mim.
Gosto de dormir tarde e não ter hora para acordar. Gosto de não ter hora... Fico feliz em almoçar às 5 da tarde nos sábados e domingos...
Gosto de deitar em lençóis recém-lavados e ficar sentindo aquele cheirinho de coisa limpa.
Gosto de cheirinho de bebê e de bolo de avó. Minha avó fazia bolo de caixa. Mas era bom também. E cobria com calda de laranja com açúcar. Era o céu! Minha outra avó ainda faz em ocasiões especiais um rosbife de fatias milimétricas acompanhado por creme de milho. Rosbife de avó também é céu...
Gosto de dormir depois do almoço e dirigir ouvindo música alta. Gosto de abrir as janelas do carro e sentir o vento quando passo no Parque da Cidade. Gosto de respirar ar puro. Gosto de barulho de cidade, mas não gosto de cidade barulhenta. Gosto de ouvir o silêncio. Gosto do dia e da noite, mas não gosto quando anoitece nem amanhece. Gosto de mudança, mas também gosto de constância.

Também gosto do prazer das coisas complexas e bem elaboradas. Gosto de orquestras sinfônicas e de uma representação de Shakespeare. De ouvir um discurso bem elaborado e de gente inteligente e articulada falando. Gosto da maioria dos avanços científicos e tecnológicos, embora deteste a poluição, a degradação ambiental e a exploração de pessoas que muitas vezes os acompanham.
Gosto de viagem de navio e de aviões que me levam rapidamente aonde quero chegar. Não gosto de escalas nem conexões. Não gosto de esperar. Gosto de tomar café e comer pão de queijo no aeroporto (e isso é simples).
Gosto de palavras complicadas (embora elas não pertençam ao meu vocabulário). Gosto de poemas e de Fernando Pessoa. Gosto de Graciliano Ramos a despeito de seu mau humor. Também gosto de Machado de Assis e Chico Buarque. Gosto de Guimarães Rosa e Nietzsche, mas eles ainda são 'demais' para mim.
Gosto de entender as pessoas e buscar a origem dos problemas, mesmo que doa e que eu não saiba o que fazer com as descobertas.
Gosto de flores. Elas são complicadas e simples.
Gosto de aprender todo dia e pensar nos porquês da vida e do mundo.
Gosto da vida.

Nenhum comentário: