sábado, abril 07, 2007

Sobre a Páscoa e seus significados


Fui batizada na Igreja Católica. Não freqüentei escola dominical. Não fiz Primeira Comunhão. Não aprendi a rezar o credo. Sei muito pouco da história do cristianismo. Mas sei que na Páscoa comemora-se a ressurreição de Cristo.
O simbolismo e o significado da data, mesmo para quem não é católico freqüentador dos cultos e rotinas religiosas, provocam um desejo de parar, de pensar, avaliar atitudes e buscar ser pessoas melhores. E, muitas vezes, conseguimos chegar a mudanças de comportamento.
Toda criança sabe também que páscoa é época de ganhar ovo de chocolate. Muito chocolate (de preferência) escondido com carinho, na véspera, pelos quatro cantos da casa - para dar mais emoção! Minha filha de 6 anos estava a dizer esses dias – ‘os dias que eu mais gosto são o meu aniversário, o natal e a páscoa!’. Obviamente que ela não está se referindo aos significados simbólico e religioso! Surgem novas concepções para o momento. O comércio e a mídia - inseridos em nosso contexto capitalista - têm uma grande contribuição nisso. Mas já estamos até acostumados com isso: Páscoa, paixão de Cristo - grande sofrimento e uma morte em nosso nome, renascimento, necessidade de refletir, de ser e agir melhor, ovos de chocolate, almoço com a família, peixe e bacalhau). Faz tudo parte das comemorações e da nossa cultura, mesmo.
Mas eis que estou voltando esses dias para casa e deparo-me com o seguinte outdoor de divulgação da “Feira da Lua”, uma feira de artesanato originalmente goiana, mas que já virou rotina brasiliense também:
‘Páscoa é época de renovar.
Comece pelo seu guarda-roupa!’
Ah não!! Aí já é o fim da picada!! Começar pelo guarda-roupa??
Onde vamos parar???!!

Nenhum comentário: