sábado, dezembro 01, 2007

Escritores da Liberdade

Meu Deus, fui indicada para um prêmio virtual. Um prêmio de Blog. Coisa chique!
Nunca tinha ganhado prêmio nenhum. Nem de Bingo. Nem no Azarão. No Azarão, eu sempre dou azar e tenho a pedra sorteada! Murphy, claro.

Pois é, um prêmio. Não posso mentir e tenho que confessar que nem não entendia como era esse troço. Então tive que ir voltando desde o blog da pessoa que me indicou*, passando pela que a tinha indicado, até compreender (mais ou menos) como a coisa funcionava.

Imagina, euzinha, que ainda estou aqui chegando na blogosfera, lutando para conseguir escrever uma bobagem vez ou outra, indicada para prêmio. O nome era mais chique ainda: "Prêmio Escritores da Liberdade" e foi criado pela autora do Batom Cor-de-rosa,um blog muuito legal que vale a pena visitar e ler (conheci hoje, mas já estou recomendando).



A idéia, pelo que entendi (espero não ter viajado na maionese) é valorizar aqueles que se expressam livremente** e a regra é que cada 'contemplado' indique outros três.
Então aqui vai a minha lista tríplice. Todos são de pessoas muito queridas e especiais. Uma eu conheço de verdade. É colega de trabalho (em órgão distante, mas quando nos encontramos estamos próximas), ótima cronista. Está se desenvolvendo nisso. As outras duas, não conheço. Quer dizer, não na maneira tradicional de se conhecer. São mulheres de quem me tornei fã virtual. São tão livres e verdadeiras ao se expressarem que me fizeram admirá-las de longe.

Luci Afonso: Luci Afonso - ela tem um jeito franco, bem humorado, perspicaz para transformar em histórias muito gostosas os fatos cotidianos e triviais da vida.

Carina Paccola: Idéias & Letras. Ela é jornalista, mulher, sensível, inteligente, sincera, crítica, defensora ferrenha de suas idéias (não necessariamente nesta ordem).

Keiko: Tirando o Sapato. Brasileira doutoranda morando no Canada e atualmente também mãe de um princhuquinho, ela é engraçada, carismática, divertida, simples, inteligente, franca, amiga, carinhosa. E assim também são seus textos.

* a pessoa que me indicou não é a pessoa, é A PESSOA. Amigona muito amada, temos um continente a nos separar, mas os corações muito próximos. Irmãs que a vida fez. É pessoa de inteligência, humor e coração singulares. Tem na verdade, não um caminho a lhe guiar, mas um trilho ao qual se conecta. Suas palavras me fazem rir, me ensinam, me emocionam, me espantam. Podem ser quentes ou gélidas, o meio-termo não lhe é peculiar. Sou e sempre serei sua fã incondicional.

** A liberdade é um dos conceitos mais complexos que creio exitir. Perseguimo-la (credo, que esdrúxulo!) incansavalmente, mas não sei se um dia a conheceremos em sua plenitude. Acho que somos, por nossa natureza de humanos, seres a priori não-livres. São tantas as nossas prisões interiores, emocionais, familiares, sociais! (já falei disso aqui) Que já não sei até que ponto me expresso com total liberdade. Não sei até que ponto mereço a honraria que minha amiga me fez. Se não estou segura para concordar, só me cabe agradecer.

Um comentário:

Keiko disse...

Nossa Juliana, obrigadíssima, chega fiquei sem graça (como diz o marido baiano)com tanta palavra bonita!

Beijinho,
Keiko