sábado, dezembro 01, 2007

Política e políticos brasileiros

Adorei hoje a fala de Arnaldo Jabor na CBN. Para quem quiser curtir:

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/wma/wma_e.asp?audio=2007%2Fcolunas%2Fjabor%5F071130%2Ewma&OAS%5Fsitepage=sgr%2Fsgr%2Fradioclick%2Fradiosam%2Fcbn%2Farnaldojabor1

Dizia ele que a incompetência, o descaso, a picaretagem política e a demagogia, no Brasil, sempre faturam duas vezes. Uma vez quando o político chega ao cargo e não faz nada, só fica usufruindo das benesses. E outra, quando acontece algum vexame, por causa de sua incompetência, e ele também acaba faturando em cima disso. E comenta os ganhos da governadora Ana Júlia - a 'bailarina de Catimbó', como ele a chama - que, para aparecer de bonitona e eficaz, decidiu, após o vergonhoso caso da menina de 15 anos que ficou 27 dias trancafiada com 20 homens, sendo sucessivamente estrupada em troca de comida, baixar um decreto proibindo a prisão conjunta de mulheres com homens (????), ou seja, proibindo o que já era proibido (e que ela e toda a burocracia paraense deveria estar trabalhando para garantir). Aliás, fiquei curiosa para saber se ao final do normativo existe o famoso "revogam-se todas as disposições em contrário"!

Não bastasse essa rigorosa medida, tomou outra (que mar de competência!): mandou d-e-m-o-l-i-r a prisão.

Perceberam a sutileza? Viram a lógica do processo? Se todas as normas são descumpridas pelas autoridades teoricamente competentes e sucessivos crimes ocorrem em determinado prédio, que explodam o edifício! Certamente, ele foi o culpado. Devia estar 'possuído' e merece ser aniquilado.

Só pode ser a lógica ensinada e praticada no Instituto de Altos Estudos petista (se é que ele existe).

No local da carceragem, será construído um centro de triagem com espaços exclusivos para mulheres. Que romântico! Que maravilha!! Até me fez lembrar o Marco Zero, em NY. Provavelmente, o centro terá uma placa de homenagem à menina. O governo federal, tão bonzinho e eficiente, depois de toda a repercussão - nacional e internacional - do caso, anunciou, prontamente, a liberação de R$ 89,9 milhões para o estado investir no setor. Agora, né?! Pena que o Pará não pode usar o dinheiro, porque tem dívidas com a União! Outro golpe demagógico! Não podemos acusá-los de falta de esperteza!

Como diria o Renato Russo, que país é este?!



Infelizmente, desde a sua morte as coisas não mudaram muito por aqui.


Fonte: JBONLINE - 30/11/2007 - Fernando Exman (http://jbonline.terra.com.br/editorias/pais/papel/2007/11/30/pais20071130006.html)

Nenhum comentário: