quinta-feira, setembro 10, 2009

Pontos de vista

Uma das coisas maravilhosas de se ter filhos ou simplesmente de se conviver com crianças é ter a oportunidade de enxergar o mundo sob sua perspectiva. E, assim, aprender muito. Gente, é impressionante como a gente vai ficando menos sábio à medida que cresce!!

Lembro quando minha filha tinha exatos dois anos e caiu de nossa cama numa noite. A bichinha chorava, chorava, então resolvemos levar para o hospital para ver se tinha alguma coisa que não enxergávamos. Não deu outra, havia fraturado a clavícula. O urgentista achou que deveríamos engessar e lá volta ela do hospital com aquela camisa de força ortopédica. Apenas um bracinho livre! Quase morri de dó!! Na manhã seguinte, lá estava eu imersa em piedade por aquele pedacinho de gente semi-imobilizado. Quando olho para ela, lá está fazendo todas as suas coisas com a maior naturalidade. O mesmo sorriso no rosto, o bracinho preso, correndo de um lado para o outro, brincando totalmente adaptada à nova realidade. Percebi que, até então, ela não tinha aprendido a se lamentar. Que podia, simplesmente, adaptar-se, adequar-se e ser feliz, sem se martirizar com as possíveis perdas ou pequenas misérias de sua vida. Como ela me ensinou!

Na última mensagem contei do falecimento da filha de meu amigo. No dia em que recebi a notícia e que todos fomos tomados por um imenso espanto, cheguei em casa e fui lhe dar a notícia. Disse a ela que eu estava muito triste porque algo muito sério havia acontecido. Ela mudou sua expressão e, com um tom de voz sóbrio e concentrado, perguntou o que tinha acontecido. Contei-lhe. Ela perguntou qual era a idade da menina. Falei que não sabia ao certo, que era algo em torno de 12 ou 13 anos. E ela serenamente me disse: que bom que ela aproveitou toda a infância, né, mamãe?

Fiquei muda, dei-lhe um sorriso de concordância e um abraço. E percebi como ainda me faltava tanto a aprender...


Fonte: yonelins.tripod.com/galeria/

Nenhum comentário: