quarta-feira, agosto 13, 2008

Inés del alma mía

Estou numa fase Isabel Allende. Essa mulher que tão bem escreve sobre a força do feminino, o metafísico e o real, sobre a influência da cultura latina sobre o que somos, sentimos e o modo como enxergamos a vida e nos relacionamos, e que tem uma história de vida tão incrível e dramática realmente tem me conquistado.

Acabei de ler um livro relativamente recente (2006), que uma amiga fez o grande favor de me emprestar e sugerir a leitura. Inés del alma mía (título em espanhol) conta a história de Inês Soares e sua fantástica vida, no século XVI, quando partiu da Espanha a fim de procurar o marido militar que partira pro Novo Mundo. Passou pela Venezuela e Peru e acabou participando da conquista do Chile junto com seu grande amor.

Foram quatro anos de pesquisa bibliográfica para a confecção do livro, narrado sob a perspectiva de Inês, que em seus últimos dias escreve esse relato para deixar para sua filha, numa mistura de ficção e história.

Dentre as tantas coisas que me fizeram mergulhar no livro, quero destacar três pontos que me fizeram pensar um bocado. Um refere-se ao tempo e como as inovações tecnológicas, sobretudo na área das telecomunicações, realmente mudaram nosso referencial temporal e toda a maneira como vivemos e lidamos com ele(eles levavam até três anos para enviar uma comunicação para o Rei na Espanha e receber uma resposta de volta - isso a custa de muitas vidas!! Dá para imaginar??). Outra é a coragem e a incerteza. O que movia homens e mulheres a largarem o seguro, o conhecido e entrar numa embarcação duvidosa, encarar meses de uma viagem que causava a morte a muitos e aventurar-se em um local totalmente desconhecido e arisco?? E, por fim, a guerra e a tortura. Será a guerra, a violência inerente ao ser humano, particularmente ao homem? Existirá realmente um prazer supremo na violência extrema? Senão por que homens arriscariam suas vidas por uma causa que não era a sua? Senso de dever somente?

Bem, para quem gosta de um bom épico com muito romance e aventura é uma boa pedida.

5 comentários:

Elaine Bittencourt disse...

Jah li alguns livros dela, o primeiro deles foi ha muitos anos atras, A Casa dos Espiritos. Recentemente li Paula, jah leu? Eh muito bonito, eh um memoir, triste tambem.

Flavinha disse...

Oi Ju!

Fiquei com vontade de ler! Pena que nenhuma amiga me ofereceu emprestado, mas vou dar um jeito!

Deixei um prêmio para você lá no meu bloguinho!

Beijocas.

Juliana Werneck disse...

Elaine, este é o que estou lendo agora. Já tinha começado uma vez, mas não consegui continuar (a garganta travava... não estava com espírito para encarar o assunto). Agora já está dando. E, como era de se esperar, estou gostando muito.

Oi Flavinha! Vou passar lá...
Quanto ao livro, para quem gosta do estilo, é entretenimento seguro...

Bjs...

Elaine Bittencourt disse...

Juliana, e' o Paula que vc esta' lendo? E' muito bonito, muito triste, mas tao bem escrito, eu gosto muito do jeito que a Isabel Allende escreve.
Eu to querendo ler um livro que vi indicado num outro blog, by Carlos Ruiz Zafon, "The Shadow of the Wind".

HUGS!

Juliana Werneck disse...

Sim, Elaine, é o Paula. Lendo, conforme sobram brechas de tempo. Estou gostando muito. Não conheço este que mencionou. Boa leitura!!
Bjs..