quinta-feira, outubro 16, 2008

Post auto-ajuda

Ninguém merece ler isso, mas não contive o impulso de querer escrever!

Aqui vai: acredito e sou testemunha que as pessoas podem realmente mudar hábitos quando tomam consciência e dedicam, sinceramente, esforço, energia e determinação ao alcance de seus objetivos.

Faz um ano que estou fazendo atividade física regular!!!!! Três vezes por semana, conforme o figurino. Minhas celulites diminuíram (embora falte muito para desaparecerem, o que talvez só seja possível com amputação) e consigo identificar meu bíceps! Além disso, já subo alguns lances de escada e corro alguns minutos. E, inacreditavelmente, sinto falta do exercício quando passo alguns dias a mais sem praticar. Se alguém está vivendo o dilema, pode acreditar: se eu consegui, qualquer um consegue. Se estiver difícil, siga o lema do AA, um dia de cada vez e não se deixe cair em tentação de desistir por qualquer problema real ou inventado. Vença a voz interior inimiga, levante o bumbum da cadeira e vá à aula! Se superar os 3 primeiros meses, os seguintes seguirão naturalmente. Tenha fé!

Faz dez anos que meu pai parou de fumar. Ele, que fumava três maços por dia, que fumava de madrugada ou ao acordar pela manhã, que eu não conhecia sem um cigarro na mão. Que, por conta disso, teve o primeiro enfarto do miocárdio aos 48 anos. Mas que depois que entrou no hospital aquele fatídico dia nunca mais pegou num cigarro, ainda que minha mãe tenha continuado com seu hábito (ou vício!) todos os dias até hoje e, teimosamente, negue-se a tentar parar. Se ele conseguiu, qualquer um é capaz de conseguir!

Meu marido, após dez anos de namoro, me surpreende fazendo elogios e declarações de amor em horários inesperados. Ele, que se gabava do dom da crítica, do sarcasmo e da ironia, que não conseguia elaborar uma frase de afeto do início ao fim sem cair na tentação de uma gracinha ou uma maldade, agora se pega em delírios românticos e ondas de deliciosa pieguice. Isso depois de muita conversa e análise. Se ele conseguiu, qualquer um consegue.

Passei três meses sem comprar um par de sapato sequer, mesmo após ter dado metade de todos os meus pares e ter me deparado com um amplo espaço interior (não no armário, mas no imaginário das possibilidades). Mesmo após uma amiga, numa viagem que fizemos juntas, ter ido a uma megasapataria e ter adquirido 17 pares numa tacada. Fiz muito exercício de auto-conhecimento para perceber que não sou uma centopéia e que posso sobreviver com cinqüenta pares. Uma vida menos colorida, é verdade, mas possível. Se eu consigo, muitas podem conseguir (esse caso é mais grave e complexo, não posso generalizar!).

Para finalizar, quero registrar um feito. Uma vitória da realização contra a procrastinação: tomei vergonha na cara e renovei minha carteira de motorista, vencida há pouco mais de quinhentos dias. Se eu consegui, qualquer um consegue!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ó! Ganhei até um reconhecimento público?! Beijo.

Luiza Helena disse...

Oi,
Com relação à atividade física e qualidade de vida, eu acho que vou conseguir!
Estava com saudades de te ler...
Beijos,

Flavinha disse...

Hahahaha... Voltei a ter esperança de conseguir fazer alguma atividade física, assim como já consigo sobreviver com meus 20 pares de sapatos (se bem que acho que nunca passei dos 25!)!!!
Se bem que eu já estou fazendo yôga! Não é aéróbica, mas já é alguma coisa!

Mais beijos