terça-feira, setembro 11, 2007

Amigas...

Há uma idéia que eventualmente percebo habitar o imaginário coletivo ou o senso comum de que as mulheres são falsas umas com as outras, competitivas, invejosas e incapaz de amizades verdadeiras, especialmente no ambiente de trabalho.
Mentira total! Falo isso com o conhecimento de causa de quem pertence a uma família de mulheres e se dedicou a dois campos de atuação essencialmente femininos - a enfermagem e a educação.

Desde muito as mulheres constituem redes de relacionamento e de apoio mútuo - especialmente necessárias para ajudarem a cuidar da prole enquanto os homens estão fora ou quando elas mesmas precisam ausentar-se para o trabalho. E hoje ainda é assim - com as peculiaridades inerentes aos novos tempos.

O fato é que é simplesmente maravilhoso ter amigas! E que as amigas, ao contrário da maioria dos "amigos", geralmente se permitem conversar sobre tudo. Vão ao fundo das coisas. Pode até ser que haja uma amiga com quem se conversa mais sobre um assunto, e com outra sobre outro. Mesmo assim é comum conseguirem aprofundar-se nesse campo temático ou área da vida - amor, sexo, filhos, marido/namorado/amante, trabalho, arte, família, literatura, grilos, sonhos...

Por outro lado, também é relativamente comum, ser premiada com uma amiga com quem se pode falar sobre tudo, pois ela te escuta, te compreende, sofre contigo, torce por você, partilha de muitos dos seus medos e anseios e possui valores e princípios e um senso de humor semelhante. Quando se tem mais de uma, então, você deve se considerar uma pessoa feliz. Pois amigas são como chocolate - afagam, aquecem, saciam, tornam a vida e as festas especiais e são capazes de adoçar um dia (ou uma noite) de desespero. Com a diferença de que não engordam, não se findam quando se mais necessita, têm braços que abraçam e bocas que beijam, dizem verdades que precisam ser ditas e que se calam quando precisam calar.

Além disso, levam seu filho à escola e cuidam dele quando você não pode ou quando deseja dar uma escapadela com seu amado; acompanham você a consultas médicas, salas de cirurgia, audiências com juiz de direito e outras situações embaraçosas ou desagradáveis; atendem o telefone de madrugada quando você está de fossa ou TPM; amamentam seu filho quando você está impossibilitada; compartilham o visual de uma repaginada estética; riem e choram juntas e trocam receitas culinárias e figurinhas sobre coisas de mulher e, especialmente, fazem tudo com muito prazer e nunca jogam isso na sua cara.

Um abraço apertado, um beijo carinhoso, minha admiração infinita e todo o meu carinho a cada uma das minhas amigas - mulheres, mães, irmãs, colegas - maravilhosas, de todas as horas...

Um comentário:

Flávia disse...

Amiga,

Faço minhas as suas palavras. Tive uma discussão com meu irmão, ele dizendo que amizade de homem é muito mais sincera e forte, que mulher tem inveja das amigas. E, com um certo orgulho, ele disse "viajei com mais 3 amigos homens, ficamos no mesmo quarto por 1 mês e NINGUÉM viu ninguém pelado". Então, amizade de mulher ainda tem mais esta vantagem: a conversa não precisa ser interrompida enquanto uma troca de roupa na frente da outra, ou mostra a nova plástica nos seios.

E, para você, minha AMIGA no sentido mais pleno da palavra, minhas saudades eternas do outro lado do planeta (a minha foto da campanha de amamentação foi você quem tirou, quem mais poderia ter sido ?).

Beijinhos amigos,
Flávia.