sábado, setembro 01, 2007

Em Brasília, cada vez mais seco...

A seca na capital do Brasil está em sua terceira e última fase. A metereologia calcula que haverá uma ampliação da estiagem e só deverá chover na segunda quinzena de setembro. Para quem não conhece a classificação é a seguinte*:

1º etapa - maio/junho - A grama ainda está verde, de vez em quando cai uma chuvinha aqui ou acolá. Começa a temporada de churrascos e festas ao ar livre e também de gripes, infecções de vias aéreas e alergias em geral. Umidade do ar - 50%.
2º etapa - junho/julho - a grama já está bege, há redemoinhos de areia, os narizes sangram, os dias são quentes (26-28ºC) e as noites, geladas (até 12ºC!!!). Temporada de festas juninas. Umidade do ar 40 - 30%.
3º etapa - agosto/setembro - não há mais folhas nas árvores do cerrado. As vendas de umidificadores e os incêndios florestais atingem o ápice. Uma calcinha seca em duas horas (pendurada no box do banheiro). As pessoas contabilizam a terceira ou quarta gripe da temporada. É comum flagrar os motoristas limpando o salão dentro dos seus carros. O clima é assunto corrente nos elevadores, repartições e programas de rádio e televisão. Os ventos estão loucos - às vezes não há nenhum (vide foto da bandeira), em outras há rajadas de derrubar placas e pessoas (aconteceu isso esta semana!). E, muito interessante, as pessoas começam a dar choques umas nas outras. No carro, chega a sair faísca. (É irritante!). Umidade do ar 25-15%.

* Esta classificação não se respalda em nenhuma referência da literatura científica, apenas na percepção da autora. Acredite se quiser.

Nenhum comentário: