segunda-feira, abril 07, 2008

Educação para a cidadania

Educar filhos não é tarefa fácil. Exige dedicação, paciência, amor, respeito, coerência, consciência dos seus valores, persistência, determinação, carinho... a lista é grande, mas esse é um bom começo. Não que hoje o ser humano seja mais complexo do que já foi um dia. Simplesmente temos mais consciência dessa complexidade. Hoje sabemos que as crianças não são adultos pequenos, mas que têm necessidades peculiares, que necessitam de proteção e afeto tanto quanto de alimentação e higiene, que compreendem o que lhes é dito é que podem ser educadas pelo diálogo e não pela violência como já se acreditou um dia.

Os conhecimentos trazidos pela psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento muito contribuíram para o atual estado da arte no que se diz respeito à educação infantil, e a evolução do mercado editorial, bem como a ampliação do acesso a Internet ajudaram no espraiamento de informações e na troca de experiências e conhecimentos, possibilitando aos pais informações antes restritas ao meio acadêmico.

Costumo falar com meu marido que hoje é possível fornecermos uma educação muito mais "profissional" a nossos filhos do que provavelmente a que tivemos de nossos pais a 20/30 anos atrás. Hoje existem livros, sites, comunidades virtuais destinados a pais que buscam compreender melhor o universo infantil e, assim, auxiliar seus filhos a serem pessoas melhores e mais felizes.

Mas só isso não basta. Nos tempos atuais, as exigências são muito maiores, e não basta que tenhamos filhos felizes e com boa auto-estima. É preciso que nos preocupemos em educarmos filhos éticos, preparados para viver em sociedade (sociedades democráticas, ressalte-se!), que respeitem os outros e o meio-ambiente, que saibam ocupar seu lugar neste mundo e respeitar os espaços alheios, que sejam solidários, que valorizem o patrimônio histórico-cultural da humanidade, enfim, que exerçam sua cidadania global.



E fazemos isso praticando esses valores dentro de casa, dando exemplos básicos no dia-a-dia. Fechando a torneira da pia, aproveitando bem os alimentos, prevenindo-se da dengue, respeitando os direitos da empregada doméstica que trabalha em minha casa, conhecendo os porteiros do meu prédio pelo nome (e assim reconhecendo-os como indivíduos únicos que são), permitindo a meu filho que dialogue comigo, que pratique o seu direito de expressar-se e também o meu, ao escutar-me... São tantas as coisas... Acredito que ética não se tem, se pratica. A cada dia, todo sempre. Do mesmo modo, democracia também se pratica e se principia dentro de casa. Mas não podem finalizar por aí. É necessário, para uma existência cidadã e democrática, que saibamos exercer essas práticas também no mundo lá fora, na sociedade em que vivemos.

Por isso, temos hoje as escolas preocupadas em discutir essas questões e os órgãos do legislativo também. Estamos há pouco mais de duas décadas vivendo um regime democrático. Nunca houve isso antes. Não fomos treinados para isso. Precisamos nos preparar e preparar nossos filhos. Aproveito para deixar uma dica sobre um lugar onde há informações muito legais, dispostas de maneira muito lúdica e interessante, especialmente para o público infantil (mas serve também para os adultos!!), que é o site do Plenarinho. Lá se encontram informações sobre a Câmara dos Deputados, sobre a função do legislativo, o papel dos parlamentares, os tipos de leis ou espécies legislativas e muitas diversões. Você sabe o que é uma lei delegada?? Se não, Clique aqui, aprenda e divirta-se!

Nenhum comentário: