terça-feira, abril 08, 2008

É o canal!


Há umas semanas fui ao dentista, na verdade à dentista, para fazer um acompanhamento de rotina, aplicar fluor*, verificar a necessidade de alguma obturação (rezando que não, pois continuo odiando agulhas, anestesias e procedimentos) e sondar a possibilidade de um clareamento.

(*acentos existirão neste texto, conforme o desejo proprio, no momento)

Era a primeira vez que eu ia nela - criatura querida e maravilhosa diga-se de passagem - que já era a dentista de meu marido. Contei o que pretendia, sentei-me na cadeira, ela olhou, fez uma cara de espanto/interrogação e perguntou sobre meus dois dentes da frente, se eu tinha sensibilidade ao gelado. Estranhei a pergunta, disse que não sabia, que achava que sim. Ela pegou uma pedra de gelo e colocou sobre os dentes. Descobri que não percebia o gelado!! E ela me disse - é, parece que seus dentes estão mortos. Disse isso com placidez e serenidade. Com a calma comum às pessoas de boa fé. Quase pensei que tivesse ouvido errado, perdido alguma parte, sei lá.

Paraliso por alguns décimos de segundo. Ou um pouco mais.
- Como assim, mortos? Não estão mais aqui entre nós? Pera aí? Como você me fala algo assim, a seco, de repente??, brinco.
- Não, calma! Nao se preocupe! (isso porque o defunto não era dela!) Provavelmente você sofreu alguma batida, às vezes imperceptivel, no passado, que causou a perda da irrigaçao, bla, bla, bla. Mas vamos fazer um raio X e ver como está.

Fiz 18 raios X!! Não por causa deles, claro. Mas para ver tudo. Deve ter sido possivel ver ate meus pensamentos mais secretos. Alias, após as cargas de radiaçao que já tive este ano, imagino que esteja brilhando no escuro. Vou até abandonar meu abajour de cabeceira.

Apos o resultado, descobri que um dos meus dois finados dentes havia mineralizado. Gente, é cada coisa que acontece no corpo da gente, né? Tanta novidade! Tão legal essa coisa de ficar velha! Todo dia tem surpresa! Se era para mineralizar, podia ter virado ouro e dar algum lucro, mas parece que não e bem assim que a coisa funciona. Mineralizar é quando o próprio organismo dá jeito e calcifica o canal do moribundo. Ela parece ter lamentado. Nao entendi bem porque. Eu fiquei orgulhosa do meu organismo autosuficiente. Em parte, porque o outro não mineralizou. Saco! O resultado é que tive que fazer um canal no dente. Fui hoje! Canal no dente da frente!, parecia um pesadelo!

Felizmente, sobrevivi. Posso ate dizer que foi muito melhor do que eu esperava. Ate recomendo, se alguém estiver interessado. Só nao consegui dormir na cadeira. Mas só porque tinha que ficar com a boca aberta, o que atrapalhava o relaxamento, senão tinha dormido.

Tambem achei muito legal porque eu descobri o que era "fazer canal". Com aquela broca que tem um barulho fininho insuportável, ela abre o nosso dente até chegar ao famoso canal, onde normalmente moram a polpa, nervos e vasos sanguíneos (no meu caso, nao sei o que tinha lá, por causa do óbito). Aih, com umas lixinhas de diferentes circunferências, que na verdade parecem umas agulhinhas bem estreitas, ela vai ampliando progressivamente o diâmetro do canal (isso dá uma sensação meio estranha, uma agonia), até chegar no tamanho ideal, que varia de dente para dente, idade para idade. Em seguida, limpa-se o canal (lava, aspira) para, então, preenchê-lo com o material de obturação. Simples assim!

Como o local estava um pouco infectado vou tomar uma semana de antibiótico, três dias de antinflamatorio, mas felizmente não estou sentindo nenhuma dor, cinco horas apos o procedimento. Viva as novas tecnologias!!

4 comentários:

Flávia disse...

Ai, Ju, deu frio na espinha soh de pensar.

Envelhecer eh como futebol: uma caixinha de surpresas.

Beijinhos convalescentes, que sejam capazes de ressuscitar seus dentes falecidos.

Flavinha disse...

Adorei seu bom humor! É cada coisa que acontece, né? Dente mineralizar é demais! Que medo da idade que avaça... Fé na tecnologia!

Unknown disse...

Hahahaha
adorei seu humor
na próxima sessão do tratamento do meu canal vou lembrar dessas coisas...

;D

Joana disse...

Juliana,
Foi muito bom ler suas palavras. Acabou de acontecer exatamente a mesma coisa comigo e marquei meu canal para a próxima quarta-feira. Ler seu post me deu um super alivio.
Parabéns pelas palavras !!!
Beijos