segunda-feira, abril 21, 2008

Outro crime contra a infância e a omissão criminosa do Estado

Mais um crime deixou a população do Distrito Federal e entorno em choque. Uma criança de 9 anos foi encontrada enterrada no quintal da casa do possível assassino (42 anos, vizinho da vítima, morava com uma menina de 15 anos há dois), após ter sido estuprada, espancada e enforcada (não necessariamente nessa ordem).

Além do horror da história, que prescinde de comentários, o que me chama atenção é que, pelo que consta, a menina foi vista pela última vez entrando no carro do suposto assassino, acompanhada da "amiga" e esposa do elemento, a adolescente de 15 anos, no início da tarde de terça-feira, logo após ter chegado à escola e ter sido liberada, pois não haveria aula.

Pergunta número 1: Por que não houve aula em plena terça-feira no meio do semestre letivo?

Pergunta número 2: Como as crianças são liberadas da escola, sem supervisão e sem aviso aos pais? Sozinhas. Simplesmente soltas. Como se isso fosse coisa natural!! Especialmente considerando uma cidade - Santo Antônio do Descoberto - que possui 80.000 habitantes, uma taxa de 6 homicídios por mês e um corpo policial que conta com 5 integrantes e, no momento, nenhum delegado (Estão aguardando um interino. Enquanto isso, o Ministério Público é que estava coordenando as investigações).

Na minha opinião, o diretor dessa escola também deveria ser ouvido no caso. Não se pode tolerar um dia sem aula numa escola. Não se pode tolerar que as crianças cheguem à escola e não sejam (bem) cuidadas durante o horário em que isso é suposto ser feito. Além de educação, o Estado, por meio da polícia, da escola, dos batalhões escolares tem a obrigação de fornecer segurança, pelo menos às suas crianças!

Toda criança merece ser criança. Toda criança merece ser (e crescer) feliz.
Sonho com um país em que isso seja a simples realiade, não mera utopia.

Um comentário:

Flavinha disse...

Muito triste esta história e tantas outras! E revoltante saber que as crianças podem ser simplesmente 'liberadas' da escola dessa forma, como se ningém pudesse 'imaginar' que o nosso mundo está tão violento!
Um abraço, com esperança que, um dia, nosso Brasil seja como o país do seu sonho...