quinta-feira, junho 12, 2008

Em São Luís...



Estou em São Luís participando de um Encontro de Escolas de Governo.
Está quase no fim desse 12 de junho aqui na Ilha do Amor, longe do meu amor.
Aqui ao lado rola uma festa de Dia dos Namorados. Mais perto um pouco um grupo de rapazes conversa e fuma. Tenho que confessar que como uma boa brasiliense - onde o fumo é proibido em praticamente todos os locais públicos - fumaça de cigarro é uma coisa que me incomoda mais ainda do que antes. Por mais chato que isso possa parecer aos fumantes. Sinto muito!

Tivemos a oportunidade de ontem à noite darmos uma passada pelo Centro Histórico, nas proximidades do Projeto Reviver, conforme recomendação do taxista. Andamos um pouco, passamos pelas lojas de artesanatos, compramos umas coisinhas, contemplamos os azulejos, nos lamentamos pelo estado de conservação das coisas (bem inferior ao que poderia ser, especialmente se comparado a outros capitais) e avistamos uma escadaria bem grande que me convidava a subir. Ao lado, um posto policial. Resolvi ir perguntar antes aonde ia dar a tal escada. O guarda, muito simpático, perguntou de onde eu era, fez algumas brincadeirinhas típicas e me explicou que, como a polícia estava em greve e a maior parte do contingente que estava trabalhando tinha sido encaminhado para os presídios, me sugeria que andássemos apenas por perto. Mas como assim por perto? Por perto por aqui. E me fez um gesto apontando o quadrilátero onde estávamos. Me disse para ficar atenta, não mostrar dinheiro, ter cuidado ao abrir a bolsa e que se precisássemos ir ao banco que fôssemos lá que ele nos acompanharia. Cautelosas que somos, eu e minha amiga, obedecemos fielmente às recomendações, demos a volta no quarteirão seguro, não sacamos dinheiro, terminamos algumas comprinhas e fomos jantar no restaurante Antigamente.

Aproveitei para experimentar - eu que não sou disso (prefiro me aprazer do que já conheço do que me aventurar em novidades que depois me causarão arrependimento) - um prato chamado "Delícias do Maranhão". Afinal, quem tá na chuva é para se molhar (é o meu novo lema!). Provei o famoso arroz com cuxá, que achei um parente do arroz com brócolis, só que mais amargo. Comi vatapá, que segundo o garçom é menos apimentado que o baiano, com o que concordei. O purê de cuxá, eu pulei. Tinha uma cor medonha! Era demais para o meu desatino gastronômico. Também me embalei no purê de abóbora, patinha de caranguejo à milanesa, torta de camarão e um outro arroz lá que esqueci com quê. Valeu a experiência. Hoje no encontro, provei guaraná Jesus. Em termos culinários, acho que já posso voltar para casa.

Em termos culturais, hoje à noite assistimos a um show com um grupo local de dança (chamam-se brincantes), com lindos trajes típicos, que encenava diversos tipos de dança do boi - chamados sotaques. Muito legal!! Ao final, eles chamaram um monte de gente para dançar junto. Lá fui eu, doida para também compartilhar daquela alegria. Os passos pareciam bem simples. Cada um do grupo pegou uma pessoa, então eu fui seguindo bem direitinho tudo o que a minha mestra, que devia ter uns 20 anos a menos que eu, fazia. Pulei, sapateei, rodei com os braços para cima, para baixo,... Tudo isso deve ter durado uns 5 minutos, que tinham parecido 55 quando terminei, com a frequência cardíaca ao redor de 230 bpm. Com o teto e o chão alterando rapidamente de lugar, dirigi-me cautelosamente ao local onde supostamente estava sentada, me perguntando se o problema tinha sido o ritmo acelerado da dança, a caipirinha, o coquetel com vodca, o arrumadinho ou o salgado de camarão que eu tinha comido antes. Em termos bailantes, acho que já posso voltar para casa.



Só não volto para casa, porque em termos trabalhísticos, ainda tenho mais um dia de atividades amanhã! Capital Federal, me aguarde!! Talvez na volta me junte a um grupo de dança típica. Siriri, carimbó, frevo, baião, quadrilha, cacuriá... Que será que há de típico por lá?... Quem sabe possa participar dos ensaios da Escola de Samba da ARUC??... Só sei que estou bem animada... O ambiente aqui é bem inspirador!... Ò, Ilha Maravilha!...Já sinto saudades de você!!

Um comentário:

Flavinha disse...

Ju, em termos bloguísticos você me diverte!

Também não aguento fumaça de cigarro! Também acho que se está na chuva é para se molhar! Concordo que comida com cara e cor feia já é demais! Guaraná Jesus eu sou doida para experimentar!

Delícia de viagem mesmo a trabalho, chatinho é o dia dos namorados tão longe, mas no retorno o romance vai estar recheado de saudade, então tem um lado bom!

Beijos e bom fim de semana!